quarta-feira, 6 de junho de 2012

Da série 'Marcas famosas desconhecidas no Brasil', parte 3

Por aqui ela não é muito conhecida, mas lá fora é diferente. Nos EUA, seu país de origem, ela possui centenas de produtos, sucessos de vendas nos mercados. 

A General Mills é a gigante dona da Häagen-Dazs, famosa marca de sorvetes. Também é dona da Yoplait, fábrica de laticínios conhecida pelos iogurtes, e de várias marcas de cereais, inclusive matinais (como a Cheerios) e barras energéticas. No Brasil sua razão social é General Mills Brasil Ltda.


No mês passado, a empresa aumentou sua presença por aqui, quando adquiriu a Yoki, conhecida nacionalmente pelas pipocas. O nome da gigante transnacional foi citado na imprensa durante a investigação do violentíssimo assassinato de um dos executivos da fábrica brasileira, Marcos Matsunaga, cujas investigações apontam a própria mulher como a autora. O crime aconteceu enquanto a Yoki foi vendida por R$ 1,75 bilhão. Com isso, a General Mills acabou também levando o ônus de uma dívida de aproximadamente R$ 200 milhões, o que não é pouco, mas também pode ser facilmente amortizada, devido às dimensões da americana. 

Há motivos para a General Mills não ser muito conhecida por estas bandas. Fora a Yoplait e a Häagen-Dazs, e agora a Yoki, não há outro brand que represente a empresa por aqui. Recentemente (1999), a Forno de Minas havia sido vendida para a Pillsbury, empresa posteriormente absorvida pela General Mills. A iniciativa fracassou porque a mudança na formulação do pão de queijo, especialidade da empresa mineira, não agradou aos consumidores. As vendas despencaram, e, em 2009, a Forno de Minas voltou a ser controlada pelos antigos donos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário