segunda-feira, 24 de abril de 2017

Da série "Os tipos de personalidade", parte 3

Dando sequência à série "Os tipos de personalidade", segundo o código MBTI de Myers-Briggs e a análise de David Keirsey, esta postagem abordará os guardiães, identificados por xSxJ, ou seja, são sensoriais e gostam de julgar, embora não necessariamente os outros. 

Os guardiões são chamados assim porque preferem a ordem e a harmonia do que ambientes agitados e turbulentos. Defendem o trabalho como forma de aprimoramento pessoal e profissional, além de fonte de renda.  Sendo julgadores (J), discernem o que deve ou não ser feito de acordo com a ocasião. Para eles, trabalho não é para fazer lazer, e vice-versa. Não gostam de desperdiçar energia, e são contrários à violência, a não ser quando necessário. Nas horas vagas são avessos às atividades que despendam muita energia, a não ser quando apreciam de fato. Avaliam ou se dedicam às ciências, artes e à cultura em geral de acordo com as suas possibilidades, pois são sensoriais (S). Devido às suas restrições no uso da energia pessoal, eram chamados antigamente de "fleumáticos", principalmente os do subtipo -T, avessos a conflitos. Os do subtipo -A são mais enérgicos. Maior uso da intuição ou da percepção acaba influindo nos dois subtipos. Os tipos ESTJ são os menos parecidos com um "fleumático", sendo mais propriamente "coléricos-fleumáticos", e os ISTJ são mais parecidos com essa definição. 


ESTJ (Executivo)

Dos tipos "guardiães", é o mais ativo e controlador, chamado de "executivo" pois no trabalho gosta de administrar recursos e pessoas para garantir a produtividade. Para isso, dedica-se exaustivamente, usando energia e severidade sempre quando necessário, principalmente quando exerce cargos de liderança, ao mesmo tempo sendo brando para com quem satisfaz ou supera suas expectativas. Quando gosta de suas atividades, pode ser um trabalhador incansável, mas sempre que possível relaxa fora delas. Dá valor à disciplina, à hierarquia e aos valores morais. Tipos ESTJ são guardas, juízes e militares bastante eficientes.

ESFJ (Cônsul)
O tipo ESFJ é sociável e comunicativo, embora seja escrupuloso e avesso à desarmonia e à bagunça. No trabalho, é prestativo e muito dedicado, geralmente trabalhando em atividades ligadas aos recursos humanos. Age diplomaticamente para conter a agressividade de outras pessoas, impedindo que atinja suas vítimas, sempre quando possível. É identificado, por isso, como "cônsul". Detesta a violência e a quebra das regras trabalhistas e sociais, podendo, como todos os "guardiães", ser resistente às mudanças, a não ser quando convencido da necessidade destas. 

ISTJ (Logístico)
O "logístico" é visto como frio e indiferente, quieto e excessivamente introvertido, às vezes severo, o que é, na grande maioria das vezes, falso. Ele preza a ordem e a tranquilidade, é dedicado ao trabalho e tem perspicácia para lidar com dados e fatos concretos. É indicado, portanto, para atividades como bibliotecas, repartições públicas e atividade logística, daí o nome dado a esta personalidade. Apesar de sua introspecção, aprecia as pessoas pacíficas e obedientes aos códigos de conduta. Nos horários de lazer, aprecia a leitura e a música, em detrimento de atividades dinâmicas, como esportes. 

ISFJ (Protetor)
É os mais devotado dos "guardiões", defendendo, como os "cônsules", um ambiente harmonioso nas relações humanas, mas de forma mais discreta, daí o tipo ser conhecido como "protetor". Tem muita empatia, e a experiência de vida o estimula a corrigir sua tendência a acreditar na boa vontade alheia. Geralmente se dedica à atividades que exijam contato humano ou sensorial, como medicina ou enfermagem. É também bastante sensível, devido à sua introspecção (I) e ser voltado ao sentimento (F), comovendo-se com mais facilidade do que os outros "guardiões". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário