quarta-feira, 9 de maio de 2012

A nova hidra

A calamitosa situação grega já está provocando estragos no resto do mundo. Que o digam os investidores e operadores das bolsas, assim como pessoas cujas dívidas estão em dólar. As bolsas estão despencando nos últimos dias, principalmente na Europa, e por aqui o dólar está perigosamente próximo dos R$ 2,00. 

Quanto mais o FMI e o governo grego tentam resolver o perigo, maior a convicção de que estão tentando repetir um dos trabalhos de Hércules. Pois a crise grega parece um monstro de várias cabeças, tal como a hidra de Lerna. Com ajustes pontuais, reformas políticas e econômicas, decepam-se as cabeças, para surgirem outras no lugar. Agora estão acusando a recente eleição parlamentar grega, no domingo passado, de alimentar a fera. E as eleições presidenciais na França, que impuseram uma contundente derrota a Nikola Sarkosy em favor de François Hollande, socialista, são apontadas como responsáveis pelo corte de munição da França contra o bicho.

Já estão discutindo soluções mais radicais para a destruição dessa besta, como a exclusão da Grécia da UE. Ela seria proibida de usar o euro como moeda. A criatura pode até não morrer, mas ela deixa de atacar com tanta intensidade a Europa e o resto do mundo com seu poder destruidor de fazer inveja ao Godzilla e ao Hulk. Quanto aos gregos, eles não tem esperança de encontrar um novo Hércules, pois eles já não crêem em mitos. E ao contrário daquela dos tempos antigos, a atual hidra não é uma lenda.

A hidra de Lerna deu muito trabalho para Hércules. Já a atual está dando trabalho para o mundo todo (divulgação, do site Você S/A).

Nenhum comentário:

Postar um comentário