sábado, 2 de julho de 2011

Itamar Franco (1930-2011)

Morreu hoje o polêmico ex-presidente Itamar Franco.

Vice de Fernando Collor de Mello, assumiu o poder em 1992, quando elle sofreu impeachment. A arrogância, o exibicionismo e atos como o confisco da poupança e o conluio com PC Farias e outros corruptos deu lugar a um estilo bem peculiar, apelidado de "Juiz de Fora", cidade onde Itamar projetou-se politicamente, apesar de ter nascido na capital baiana, de onde saiu na infância para se estabelecer em Minas. 

Itamar devolveu em parte a respeitabilidade do cargo de presidente da República, mas não deixou de cometer seus pecados. Talvez o mais lembrado seja o da Lílian Ramos, que apareceu junto com ele no Carnaval de 1994. 

Lilian Ramos muito a vontade e o ex-presidente aproveitou

Outro feito foi ressuscitar o Fusca, velho conhecido dos brasileiros entre 1959 e 1986. Ele voltou às linhas de produção em 1993, convivendo com carros bem mais modernos para a época, como Tempra, Omega, Vectra e Corsa. O velho Fusquinha não vendeu bem e saiu logo de linha, desta vez definitivamente, em 1996. 

Seu inconfundível e folclórico topete foi exibido galhardamente. Ele fez questão de mantê-lo bem "arrumado" durante seu governo. 
Ele teve topete para enfrentar a inflação e a opinião pública

Em seu governo, um punhado de deputados aproveitou-se do NOSSO DINHEIRO para enriquecer. Eram os "anões do Orçamento", denunciados pelo ex-chefe da Comissão do Orçamento do Congresso, João Carlos Alves dos Santos. Era o único, mas escandaloso, caso graúdo de corrupção, mas parece piada se comparado com o Mensalão do governo Lula. Ocorreu em 1993 e quase ninguém se lembra mais.

Mas nem só de esquisitices e escândalos foi feito o governo Itamar. Ele lançou o Plano Real, responsável pelo controle da inflação. Graças a Itamar e a sua equipe econômica, o Brasil não teve mais de conviver com taxas absurdas de 1% ao dia, ou até mais, considerando que 1% ao mês já é preocupante. 

Já fiz uma avaliação do governo Itamar quando terminou o governo Lula, durante o qual a quase totalidade da blogosfera atual foi criada. Dei nota 6 ao governo Itamar, e mantenho a nota. Entre gafes, polêmica e boas atitudes, Itamar Franco foi um dos responsáveis pelo Brasil ser um país forte, apesar dos graves e crônicos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário